-
Arquitetos: Esencial Studio
- Área: 1969 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:César Béjar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro Montes de Amé, o projeto do edifício propõe um adensamento da região, adotando uma escala média que, com cinco pavimentos, se relaciona com seu contexto imediato de forma amigável, ao mesmo tempo em que busca ser um modelo replicado no resto do bairro. Ao mesmo tempo, o edifício integra duas unidades comerciais que atendem tanto as unidades habitacionais quanto os usuários do bairro em geral.
No térreo, entendido como o espaço público do conjunto, a área comercial é implantada com um recuo em relação à fachada existente, proporcionando um descanso ao ambiente habitacional no qual está imersa, convidando os usuários de uma forma amigável para o acesso. A recepção é compreendida como um elemento vertical que conecta livremente as circulações dos 5 níveis superiores.
Os pavimentos superiores compreendem as áreas habitacionais, nas quais os apartamentos crescem em área de superfície, quanto mais alto o andar. O edifício conta com apartamentos de um a três dormitórios.
A intenção de incluir o comércio no edifício cumpriu seu propósito quando este foi ocupado por uma cafeteria e um mercado local de alimentos servindo ao bairro e seus arredores. Em termos imobiliários, esse conjunto procurou se posicionar como um complexo habitacional habitado por poucos inquilinos, com apartamentos espaçosos e programas diferentes. Esta mistura de tipologias promoveu uma coexistência entre famílias diversas, resultando em uma relação positiva.
Tomando "a pele como estrutura ou a estrutura como pele" como um discurso, o resultado foi o desenvolvimento do edifício tanto em termos de função como de forma. A estrutura é um elemento que à primeira vista é normalmente escondido, porém, neste caso, é o elemento que nos permite, em termos construtivos, executar o projeto. Nossa posição neste projeto é dar importância à estrutura, tornando-a a identidade do edifício, destacando sua beleza.
O conceito do terraço como nosso contexto é indispensável na habitação vertical, privatizando o exterior, filtrando o sol e reduzindo a transmissão de calor para o lado de dentro. O processo de projeto teve seu clímax na criação do terraço que é delimitado e escondido dentro da própria estrutura. O próprio edifício, vestido com a estrutura, composto de lojas, habitações e terraços, proporciona uma imagem rítmica e elegante à paisagem urbana da região.